Ansiedade na Gravidez

     A ansiedade é um medo daquilo que está por vir, ou melhor, um medo de como vamos lidar com as situações desconhecidas. E o que é a gravidez senão um mundo infinito de novas experiências, mudanças constantes e significativas? Quase impossível não sentir-se ansiosa!

     Quero dizer, é normal sentir certa medida de ansiedade neste momento, no entanto, a intensidade e a forma como se lida com ela é que é fundamental. Cabe lembrar que a ansiedade excessiva, se não for tratada, compromete a respiração, o sistema nervoso central, a saúde do corpo, a saúde geral da pessoa.

     Se o grau de ansiedade é alto, é muito indicado buscar recursos naturais para amenizar, como por exemplo, yoga, meditação, psicoterapia, acupuntura, terapia cranio sacral, trabalhos manuais e artísticos, reiki, atividades físicas direcionadas, entre outras terapias. Fazer algo para aliviar a própria ansiedade pode ser desafiante, mas é fundamental para a saúde da mulher e do bebê que está em formação dentro do ventre.

    Se a ansiedade é uma antecipação do momento futuro, geralmente negativa, uma saída muito eficaz para ela é concentrar-se no momento presente. E, por se tratar exatamente disto, a meditação pode ser muito benéfica. Meditar é um treinamento mental, onde a consciência é convidada o tempo todo para manter-se focada no agora.

     A focalização no presente pode aliviar as pré-ocupações com o futuro e trazer um estado de maior tranquilidade e saúde. Para isto, o trabalho com a respiração é muito bem indicado.

     

A seguir, proponho uma sugestão de prática para aliviar a ansiedade da gestante:

1. Sente-se numa posição confortável sentindo a posição ereta da coluna.

2. Procure perceber o próprio corpo, a própria respiração e as próprias sensações.

3. Pense no bebê crescendo no ventre, e direcione a respiração para a barriga e para o bebê, conduzindo a expansão da barriga na inspiração, a contração na exalação.

4. Procure respirar profundamente, de forma bastante agradável e com muita atenção.

5. Permaneça neste exercício por 10 minutos e já perceberá resultado, sentido-se mais calma.

Comprove a eficácia deste simples exercício para alívio de ansiedade, experimente!

E, se a ansiedade for muito difícil de lidar, busque ajuda profissional, não deixe a ansiedade comandar!

Ana Trevisan



Nenhum comentário:

Postar um comentário