Ansiedade na Gravidez

     A ansiedade é um medo daquilo que está por vir, ou melhor, um medo de como vamos lidar com as situações desconhecidas. E o que é a gravidez senão um mundo infinito de novas experiências, mudanças constantes e significativas? Quase impossível não sentir-se ansiosa!

     Quero dizer, é normal sentir certa medida de ansiedade neste momento, no entanto, a intensidade e a forma como se lida com ela é que é fundamental. Cabe lembrar que a ansiedade excessiva, se não for tratada, compromete a respiração, o sistema nervoso central, a saúde do corpo, a saúde geral da pessoa.

     Se o grau de ansiedade é alto, é muito indicado buscar recursos naturais para amenizar, como por exemplo, yoga, meditação, psicoterapia, acupuntura, terapia cranio sacral, trabalhos manuais e artísticos, reiki, atividades físicas direcionadas, entre outras terapias. Fazer algo para aliviar a própria ansiedade pode ser desafiante, mas é fundamental para a saúde da mulher e do bebê que está em formação dentro do ventre.

    Se a ansiedade é uma antecipação do momento futuro, geralmente negativa, uma saída muito eficaz para ela é concentrar-se no momento presente. E, por se tratar exatamente disto, a meditação pode ser muito benéfica. Meditar é um treinamento mental, onde a consciência é convidada o tempo todo para manter-se focada no agora.

     A focalização no presente pode aliviar as pré-ocupações com o futuro e trazer um estado de maior tranquilidade e saúde. Para isto, o trabalho com a respiração é muito bem indicado.

     

A seguir, proponho uma sugestão de prática para aliviar a ansiedade da gestante:

1. Sente-se numa posição confortável sentindo a posição ereta da coluna.

2. Procure perceber o próprio corpo, a própria respiração e as próprias sensações.

3. Pense no bebê crescendo no ventre, e direcione a respiração para a barriga e para o bebê, conduzindo a expansão da barriga na inspiração, a contração na exalação.

4. Procure respirar profundamente, de forma bastante agradável e com muita atenção.

5. Permaneça neste exercício por 10 minutos e já perceberá resultado, sentido-se mais calma.

Comprove a eficácia deste simples exercício para alívio de ansiedade, experimente!

E, se a ansiedade for muito difícil de lidar, busque ajuda profissional, não deixe a ansiedade comandar!

Ana Trevisan



Laura Gutman no Brasil

      Laura Gutman é uma psicopedagoga clínica, autora de vários livros que exploram o universo da maternidade, os vínculos e as dinâmicas familiares violentas. Sua abordagem é analítica, com um toque junguiano... Para profissionais que trabalham ou querem trabalhar com maternidade, considero leitura obrigatória.  
Algumas obras da autora:

-A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra
-O Poder do Discurso Materno: Introdução à Metodologia da Biografia Humana
- Mulheres Visíveis, Mães Invisíveis
- Crianza, Violencias Invisibles y Adicciones
- La Revolución de las Madres
- Puerperios y Otras Exploraciones del Alma Femenina
- La Familia Ilustrada

"Muitos aspectos ocultos da psique feminina são desvelados e ativados com a chegada dos filhos. Estes momentos são, habitualmente, de revelação e de experiências profundas, que poderão ser libertadores se estivermos dispostos a enfrentá-los, se possível contando com o acolhimento e apoio de profissionais experientes. Também são uma oportunidade de reformularmos as ideias preconcebidas, os preconceitos e os autoritarismos encarnados em opiniões discutíveis sobre a maternidade, a criação dos filhos, a educação, as formas de criar vínculos e a comunicação entre adultos e crianças.”

A autora estará fazendo turnê no Brasil neste ano, confira no site: