Yoga no Primeiro Trimestre de Gestação

Grávida de primeiro trimestre pode praticar yoga? 

Muitos professores experientes de yoga diriam que não. 
Considero esta uma opção segura, embasada no alto índice de aborto nesta época gestacional. Por segurança, a opinião de muitos profissionais é de não se fazer nada, absolutamente nenhuma atividade física neste período. E se esta for a sua opção, 3 meses passam voando!

Porém, se a grávida se sente disposta e a atividade é conduzida por um profissional que tem um conhecimento especializado pode ser muito bom já começar! Pode ser que ajude muito no alívio de alguns sintomas comuns desta fase. Vale destacar que yoga não é somente uma atividade física.

Se já estava praticando yoga e tem desejo e disponibilidade para continuar praticando agora que engravidou, por que não?! Converse com o seu professor neste caso, veja se ele e você se sentem seguros para continuar praticando juntos e se informem.

Pode ser  muito importante uma vivência que ajude a grávida a relaxar neste momento. Além disto, uma respiração profunda pode ser um bom remédio para passar o enjoo e as cólicas que podem surgir...  Respiração consciente e natural pode ajudar a equilibrar as emoções que neste momento estão na maior gangorra! 

Acredito que pode ser feita uma boa prática de yoga para uma grávida no primeiro trimestre. Isto é claro se ela se sente disposta, se está animada para a prática e tudo está bem. (Vale lembrar que sempre, em qualquer momento da gestação, a grávida precisa do consentimento do obstetra para praticar yoga).
O que acontece é que muitas grávidas ficam muuuuuito enjoadas, não conseguem praticar, ficam tontas, indispostas, muito cansadas... Neste caso, não tem que sair praticando yoga nem nada não é?!
Escutar o corpo e a sabedoria dele é que é yoga! E se o seu corpo diz para ficar sem fazer nada neste momento, só tomando água gelada é isto que você deve fazer. Lembre-se: fazer o que o seu corpo está pedindo é yoga. Tomar uma decisão consciente é yoga.

A prática vai fazer bem para aquela grávida que estiver bem disposta e a fim de praticar. 

Se estiver bem disposta, então, além do médico assinar embaixo, precisa encontrar um professor de yoga que também esteja bem disposto para dar aulas neste momento gestacional! É preciso ter muito conhecimento de yoga e de gestação para dar aulas para gestantes. Saber bem o que não fazer, o que é bom fazer... Todo cuidado é pouco neste momento. Informe-se, busque um bom profissional que possa lhe atender e Boas Práticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário